domingo, 7 de fevereiro de 2010

Benditas mãos...


_ Olha-me para essas mãos!
_ Tira daí as mãos! Que ainda ficas doente!
_ Vai lavar essas mãos!
…….
Algumas vezes, outros dias, por certo dias idos, te diria isso assim, desta maneira insensível e ditadora. Com o tom mais tirano e frio, que até os teus frágeis tímpanos enregelariam…
Hoje não!
Hoje digo-te:
_ Olha-me essas mãos, como crescem a brincar, a delinear a brancura da tua imaginação pueril, neste cenário ingénuo, e tão impacientemente abstracto e cândido!
_ Tira daí as mãos, só quando te cansares de esboçar os sonhos! Não ficas doente, por brincar com a neve, tens imunidade que te protege dessas doenças imaginativas, que só existem na mente cruel dos castradores de sonhos!
_ Vai lavar as mãos quando… Não, não laves essas mãos, deixa exalar a fragrância da meninice, perfuma-me a alma com o teu doce aroma de infância!
Não, não laves as mãos…
Ainda que sujas, não são imundas…
Ainda que frias, contêm calor…
Ainda que vazias, sempre cheias…
Ainda que impertinentes, sempre lindas…
Ainda que ausentes, sempre perto…
Ainda que despidas, sempre alagadas de curiosidade...
Ainda que trémulas, sempre prontas a descobertas…
Alegres saudáveis as mãos dos filhos…
Presenteiam sem saber…
Punhados de carinhos…
Nunca vazias…
Mãos-cheias de afectos…
Mãos-cheias de sonhos…
Mãos puras…
Que doam sem cobrar…
Mãos inocentes…
Acariciam sem pedir…
Benditas sejam as mãos dos filhos…





8 comentários:

  1. Este texto trouxe-me à memória algumas trocas de opinião que costumo ter com a minha mãe, quando os meus sobrinhos, a brincar, se atiram ao chão e se deixam por vezes lá ficar. "Olha que te sujas! Levanta-te já daí!". E eu questiono-a, "se não brincarem agora, se não se atirarem ao chão agora e rebolarem, quando o farão? São crianças, deixa-os portarem-se como crianças." Claro que depois não sou eu que vou lavar a roupa suja ou pôr remendos nas calças, mas isso é outra história.

    ResponderEliminar
  2. Olá querida
    Tens razão benditas mãos, descreve com muita clareza, filhos tem sua propria defesa, e também palavras tem poder.
    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  3. mãos lindas, benditas, que maxem e edsordenam tudo...
    mãos de vida, sempre, onde não há lixo que incomode!
    beijinhos
    (saudades de neve...)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida
    Lindo texto...mãos de filhos são sagradas, tudo para nós.
    gostei de ler.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  5. Sem duvida, que as mãos dos filhos são cheias de amor e carinho, são aquelas que nos dão forças para ultrapassar tudo e todos...
    Saudade

    ResponderEliminar
  6. Mãos puras,
    Mãos delicadas,
    Mãos indecisas...
    Lindas mãos que sorriem de alegria...
    Ah, como é bom sujar, brincar num presente risonho... e num futuro desconhecido
    Que bom poder ser criança, chapinhar e rolar no chão...

    ResponderEliminar
  7. Bom dia.
    Obrigada pela visita e por seu carinhoso comentário para com o meu trabalho.
    Também estou por aqui, gostei do seu cantinho.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... agradece.
    Coitado de nós se não fossem as nossas mãos, não é verdade?
    Beijo grande.
    Saudações Florestais !

    ResponderEliminar